UNIDADES INJETORAS
Lançado em 1989, as unidades UP foram o primeiro sistema de injeção eletrônica diesel para veículos comerciais do mercado. Através desse sistema a dosagem e injeção do combustível são controladas eletronicamente por uma unidade, que recebe o nome de ECU (Electronic Control Unit). Após este período, buscando uma evolução, em 1994 foi lançado o sistema UI, que tem como característica a combinação da bomba injetora e o bico injetor em uma única unidade.
Uma unidade injetora (UI) é um sistema integrado de injeção direta de combustível de alta pressão para motores a diesel, combinando o bico injetor e a bomba injetora em um único componente. A bomba de êmbolo usada geralmente é acionada por uma árvore de cames compartilhada. Em uma unidade injetora, o dispositivo geralmente é lubrificado e resfriado pelo próprio combustível.
A injeção de alta pressão oferece benefícios de potência e consumo de combustível em relação à injeção anterior de combustível de pressão mais baixa, injetando combustível como uma pulverização maior, proporcionando uma proporção muito maior de área de superfície para volume. Isso fornece vaporização melhorada da superfície das gotículas de combustível e, portanto, uma combinação mais eficiente do oxigênio atmosférico com o combustível vaporizado, proporcionando uma combustão mais completa e mais limpa.
BOMBAS ALIMENTADORAS
Bombas alimentadoras são responsáveis por realizar o bombeamento do combustível do tanque para alimentar as unidades injetoras. As bombas alimentadoras possuem um princípio de funcionamento simples, onde duas engrenagens giram em sentidos opostos, gerando uma pressão no óleo diesel que o direciona para as unidades injetoras.
As bombas alimentadoras possuem uma capacidade de gerar pressão e vazão maiores do que as bombas elétricas, e possuem uma construção reforçada que garante a reparação da mesma ao invés da substituição.